todas as tribos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"O zagueiro artilheiro."

Ir para baixo

 "O zagueiro artilheiro." Empty "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Nando silva Qui Jun 16, 2011 6:00 pm

Olá a todos.

Não sei se já postaram alguma discussão semelhante, mas gostaria de compartilhar e discutir um texto que costumo utilizar.


"Imaginem um time onde o zagueiro não quer jogar na defesa, insistindo em subir ao ataque junto com o centro-avante. O provável resultado da rebeldia seria a permanência do seu time na lanterna do campeonato e até mesmo o rebaixamento desse time, em virtude das seguidas goleadas sofridas. Essa parece uma boa analogia com uma banda onde o baixista quer improvisar ou aplicar "aquelas frases" a cada compasso.
Parece difícil para alguns baixistas se considerarem baixistas. Há músicos que não conseguem perceber a importância de suas levadas para a execução dos arranjos, seja qual for o estilo.
O Baixo tem uma missão de fundamental importância numa banda: fazer a ponte entre o ritmo e a harmonia. Poderíamos dizer que é o instrumento que harmoniza ritmicamente ou “swinga” harmonicamente. Miles Davis descrevia o baixo como “...a usina de força de uma banda.”. É o baixista quem provoca a incontrolável vontade de dançar. Um groove bem construído torna-se uma música dentro de outra, um perfeito contracanto.
O legado de Jaco Pastorius e Stanley Clarke na década de 70 foi o de dar um caráter solista ao nosso instrumento. Ao mesmo tempo, vários baixistas, influenciados pelas músicas desses gênios, esqueceram a sua função primordial num grupo: trabalhar em equipe, jogar pro time. Exercer a função de zagueiro não impede uma oportuna subida ao ataque.
Agora imaginem um time onde o zagueiro exerce a sua função de defesa, mas por ter muita habilidade e talento, é capaz de subir nos contra-ataques, fazer gols e ainda voltar para sua posição. O time não ficará exposto e terá, eventualmente, mais um atacante. É assim a atuação ideal do baixista moderno. Tocar junto com o baterista, jogando com o time e aproveitando, eventualmente, os espaços para uma incursão. É necessário para muitos baixistas descobrir que executar suas levadas junto com o baterista pode proporcionar tanto prazer e projeção quanto um solo."
Nando silva
Nando silva
musicalidade

Mensagens : 72
nivel : 4937
Data de inscrição : 15/06/2011

https://todasastribos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos