"O zagueiro artilheiro."

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Nando silva em Qui Jun 16, 2011 6:00 pm

Olá a todos.

Não sei se já postaram alguma discussão semelhante, mas gostaria de compartilhar e discutir um texto que costumo utilizar.


"Imaginem um time onde o zagueiro não quer jogar na defesa, insistindo em subir ao ataque junto com o centro-avante. O provável resultado da rebeldia seria a permanência do seu time na lanterna do campeonato e até mesmo o rebaixamento desse time, em virtude das seguidas goleadas sofridas. Essa parece uma boa analogia com uma banda onde o baixista quer improvisar ou aplicar "aquelas frases" a cada compasso.
Parece difícil para alguns baixistas se considerarem baixistas. Há músicos que não conseguem perceber a importância de suas levadas para a execução dos arranjos, seja qual for o estilo.
O Baixo tem uma missão de fundamental importância numa banda: fazer a ponte entre o ritmo e a harmonia. Poderíamos dizer que é o instrumento que harmoniza ritmicamente ou “swinga” harmonicamente. Miles Davis descrevia o baixo como “...a usina de força de uma banda.”. É o baixista quem provoca a incontrolável vontade de dançar. Um groove bem construído torna-se uma música dentro de outra, um perfeito contracanto.
O legado de Jaco Pastorius e Stanley Clarke na década de 70 foi o de dar um caráter solista ao nosso instrumento. Ao mesmo tempo, vários baixistas, influenciados pelas músicas desses gênios, esqueceram a sua função primordial num grupo: trabalhar em equipe, jogar pro time. Exercer a função de zagueiro não impede uma oportuna subida ao ataque.
Agora imaginem um time onde o zagueiro exerce a sua função de defesa, mas por ter muita habilidade e talento, é capaz de subir nos contra-ataques, fazer gols e ainda voltar para sua posição. O time não ficará exposto e terá, eventualmente, mais um atacante. É assim a atuação ideal do baixista moderno. Tocar junto com o baterista, jogando com o time e aproveitando, eventualmente, os espaços para uma incursão. É necessário para muitos baixistas descobrir que executar suas levadas junto com o baterista pode proporcionar tanto prazer e projeção quanto um solo."
avatar
Nando silva
musicalidade

Mensagens : 72
nivel : 2531
Data de inscrição : 15/06/2011

Ver perfil do usuário http://todasastribos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum