regulagem basica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

regulagem basica

Mensagem por Nando silva em Sex Jun 17, 2011 11:22 am

Regulagem eh uma coisa bem simples, mas deve ser feita com cuidado, e nessa ordem:

1 - Ajuste do tensor ou tirante - Primeiro, selecione a chave correta. Pressione a primeira e ultima casa do braco, o ideal eh ter uma folga minima na primeira e ultima corda (algo em torno da espessura de um cartao de credito). A corda nao pode estar totalmente colada nos trastes senao vai trastejar. Para folgar o tensor e mover o braco no sentido da tensao das cordas, vc roda no sentido anti-horario. Para apertar o tensor e mover o braco no sentido contrario ao da tensao das cordas, vc roda no sentido horario. Para evitar movimento excessivo da madeira, evite ajustes de mais de meia volta de tensor por cada dia. Se vc estah encontrando dificuldade pra mover o tensor, coloque uma gota de oleo de maquina e espere alguns minutos antes de tentar novamente. Ao apertar o tensor, eh bom dar uma ajudinha forcando o branco gentilmente pra tras. O ideal eh manter o instrumento afinado enquanto se regula.

2 - Ponte - Ajusta-se a ponte conforme o gosto, respeitando a curvatura da escala. Regulagem de ponte eh feita por tentativas (apesar de existirem instrumentos e metodos para tal). Recomendo q se toque algumas frases pra se sentir o braco e a pegada. Em geral se regula pra ficar o mais baixo possivel sem trastejamento excessivo.

3 - Oitavas - Pra fazer as oitavas vc usa um afinador. Toque a corda solta e presa na casa 12. Se presa esta com a afinacao mais alta q solta, vc aperta o parafuso do carrinho, se estah mais baixa, vc folga.

4 - Altura dos captadores - O captador da ponte geralmente eh um pouco mais alto q o do braco. O do braco pode ficar levemente torto de modo q fique um pouquinho mais proximo da corda Sol (q tem menos peso naturalmente) do q da Mi, ou Si...

ATENÇÃO - Utilize sempre a chave correta, na bitola correta pra todos os ajustes, ou há o risco de se danificar a ponta do parafuso ou tensor e o dano ao seu instrumento pode ser irreversível.
avatar
Nando silva
musicalidade

Mensagens : 72
nivel : 2589
Data de inscrição : 15/06/2011

Ver perfil do usuário http://todasastribos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum